top of page

Estética em crise, parte 1: Da vanguarda ao bolsonarismo

O que significa dizer que a crise brasileira é estética? Quando é que ela começa, ou então adquire essa natureza? O que explica a percepção de um “Brasil bolsonarista” que se impõe contra um Brasil que deveria ser de todos e todas?

07.jpg

Mbaya-Guaicuru, o povo invencível

Os Eyiguayeguis eram um povo nômade da América do Sul que se fixou na região do alto rio Paraguai e parte do pantanal brasileiro depois da chegada dos colonizadores europeus. Eles ficaram conhecidos pelo nome que os guaranis usavam pra chamá-los: Guaicuru, e, numa parte mais minoritária do território, Mbayá.

mbaya.jpg

Pandemias

No ano de 165, o império romano foi varrido por uma epidemia infecciosa curiosamente parecida com a COVID-19. Os sintomas iniciais da “peste antonina” eram febre, dor de cabeça, fadiga — começavam como a gripe que conhecemos e a transmissão se dava pelo contato e pelo ar.

ma.jpg

Uma história de gentileza e grandiosidade

Depois da Segunda Guerra Mundial, começaram os primeiros torneios mundiais oficiais de xadrez. O primeiro torneio de desafiantes em 1950 contava quase que apenas com participantes soviéticos. As poucas exceções ao leste europeu vinham da Suécia, Holanda e Estados Unidos, com Reuben Fine.

Foi só na década de 1970 que Bobby Fischer entrou em cena para fazer pressão nessa balança.

Bobby&Boris.jpg

Dante e os indiferentes

Circula nas redes sociais uma frase atribuída a Dante Alighieri que diz: “O lugar mais quente do inferno está reservado àqueles que mantem sua neutralidade em momentos de crise.”

A frase não consta exatamente assim no “Inferno”, mas não é mentirosa.

dante_1.jpg

Os soviéticos negros

Em meados do século XX, enquanto no ocidente, especialmente nos Estados Unidos, os negros eram tratados como lixo, sem direitos civis, a União Soviética já formava centenas de africanos e caribenhos todos os anos em suas universidades.

black.png

O mestre ensina pegando o aluno pela mão

Lembrança do aniversário de Mestre Bimba, um dos maiores capoeiristas de todos os tempos, campeão das artes marciais, grande educador, precursor da capoeira moderna e quem contribuiu definitivamente para a descriminalização da capoeira no país e a obtenção do seu estatuto como arte marcial afro-brasileira.

bimba.jpg
bottom of page